Estive no Brasil em Agosto passado, em Porto Seguro (BA) e um dos passeios que fizemos foi visitar uma reserva índia. Os Indios PATAXÓ. É uma comunidade muito simpática, que habita na realidade naquela reserva e que vive conforme os usos e costumes dos seus ancestrais, e não apenas para turista ver! Obviamente que o turismo é uma das suas fontes de receitas, na venda de artigos de artesanato.
No inicio dos anos 50 os indios Pataxó foram vitimas de uma chacina, que quase pôs termo à sua existência. Foram obrigados a deixar os seus costumes e viver como "o Homem branco". No entanto, o governo brasileiro, tem tentado recuperar as tradições Pataxó e criou esta reserva onde vivem algumas famílias... Existem outras comunidades Pataxó espalhadas pela região, mas que vivem mais ou menos integradas e misturadas com a restante população (Coroa Vermelha, por exemplo).
Curioso é o nome Pataxó, pois segundo nos contaram, um dos antepassados, atribuiu-lhes o nome numa noite de lua cheia, ouvindo o mar a bater nas pedras. A água do mar batia na pedra fazendo o seguinte barulho: "Pataaa...xóóó... Pata quando batia, xó quando voltava. Então eles falaram: Pataxó!