segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Viagens - I


Estive no Brasil em Agosto passado, em Porto Seguro (BA) e um dos passeios que fizemos foi visitar uma reserva índia. Os Indios PATAXÓ. É uma comunidade muito simpática, que habita na realidade naquela reserva e que vive conforme os usos e costumes dos seus ancestrais, e não apenas para turista ver! Obviamente que o turismo é uma das suas fontes de receitas, na venda de artigos de artesanato.

No inicio dos anos 50 os indios Pataxó foram vitimas de uma chacina, que quase pôs termo à sua existência. Foram obrigados a deixar os seus costumes e viver como "o Homem branco". No entanto, o governo brasileiro, tem tentado recuperar as tradições Pataxó e criou esta reserva onde vivem algumas famílias... Existem outras comunidades Pataxó espalhadas pela região, mas que vivem mais ou menos integradas e misturadas com a restante população (Coroa Vermelha, por exemplo).
Curioso é o nome Pataxó, pois segundo nos contaram, um dos antepassados, atribuiu-lhes o nome numa noite de lua cheia, ouvindo o mar a bater nas pedras. A água do mar batia na pedra fazendo o seguinte barulho: "Pataaa...xóóó... Pata quando batia, xó quando voltava. Então eles falaram: Pataxó!

6 comentários:

redonda disse...

Gostava de ir lá e achei gira a origem do nome.

Fénix disse...

Essa do nome é interessante.:)

O brasil não me atraí mesmo nada. Só ia a dois sítios, ao Rio de Janeiro ( e aí corria risco de vida e de voltar "lisa") ou à Amazónia( o que monetariamente para mim , não é possível; e teria de ir acompanhada por biólogos).

Gonçalo Tavares de Almeida disse...

Hehe, explicação castiça para o nome! Estou como a Lu, Brasil nem vê-lo, não me atrai minimamente, mas reconheço que a Amazónia deve ser um espectáculo, faz-me é um bocado de impressão a bicharada que para lá anda, principalmente os repteis.
Também me faz impressão a forma como o governo manipula a vida e costumes do povo, primeiro vivem como tribo, depois são forçados a viver como brancos, depois são forçados a viver como tribo... Esses dois que estão aí contigo no fim do dia devem ter vestido umas t-shirts e calças de ganga e ido para um bar ver um jogo de futebol na tv.

Sei que existes disse...

Deve ter sido uma viagem super interessante.
Obrigada pela partilha de informação.
Beijo grande

Rui Silva disse...

Redonda: aquela região é gira. Aconselho.

Lu: Resumindo, ficavas lisa das duas maneiras.
O que é engraçado é que o Brasil também nunca me puxou muito, mas depois de lá ter estado, fiquei com vontade de voltar. :)

Gonçalo: aí é que está... estes tipos que vivem na Reserva, vivem "mesmo" lá, segundo os costumes dos seus antepassados. Só não caçam e pescam para não extrair mais recursos da Mãe Natureza. Mas isso fica para um futuro post...

Sei que existes: a viagem foi de facto engraçada. Deu para um pouco de tudo. Praia, conhecer culturas, divertir...

Anónimo disse...

Essa da origem do nome está demais!
O Brasil é um mundo cheio de surpresas, não haja dúvida!